
A Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Com técnicas desenvolvidas para adultos e crianças, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada qual com suas próprias técnicas e características, podendo atender às necessidades de todos os pacientes.
O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é utilizado para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com mal posicionamento na arcada dentária, servindo para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais.
Os benefícios que você pode obter com o tratamento ortodôntico superam as questões de autoestima e aparência pois, além de solucionar os espaços presentes entre os dentes ou corrigir os dentes “encavalados / apinhados”, o tratamento oferece mudanças na qualidade de vida do paciente como solucionar crises de dores de cabeça, dor no rosto, enxaqueca, entre outros incômodos que a má oclusão pode desencadear, como também promover alterações positivas na forma pela qual o paciente respira e ajudar na dicção de palavras, tornando-as mais audíveis e foneticamente corretas. A higienização bucal é outro aspecto que é facilitado com a correção do posicionamento dos dentes.
1 – Antes do tratamento ortodôntico
2 – Depois do tratamento ortodôntico
ORTODONTIA PARA CRIANÇAS
A ortodontia infantil é muito importante: ela antecipa o tratamento dentário de uma criança. Seja com aparelho ortodôntico fixo ou ortopédico, quanto mais cedo procurar um dentista, melhores serão as chances de recuperação para uma arcada dentária saudável. A sugestão é que entre o quinto e sexto ano de vida a criança faça uma consulta com o Ortodontista.
A ortodontia infantil avalia e trata precocemente as anomalias de desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças. O uso de aparelhos dentários, nesse período, consegue alguns resultados que não são possíveis na fase adulta. Isso se deve ao desenvolvimento das arcadas e dos dentes que, se tratadas precocemente, estabilizam a mordida.
Alguns tipos de aparelhos:
1 – Hass | 2 – Grade lingual
TIPOS DE APARELHOS
APARELHO CONVENCIONAL
Confeccionado em aço inoxidável de alta qualidade, este é o aparelho mais conhecido e popular! O fio ortodôntico é inserido e preso no aparelho por meio de elásticos, as famosas borrachinhas coloridas, proporcionando um sorriso mais divertido e original.
APARELHO AUTOLIGADO
O aparelho autoligado utiliza um dispositivo que possui uma presilha flexível que prende o fio ao bráquete (peça colada ao dente para promover a movimentação dentária).
Ao contrário do aparelho convencional, os bráquetes autoligados não possuem ligaduras elásticas (borrachinhas) e são eles que exercem pressão sobre os dentes para trazê-los à sua posição correta.
Algumas vantagens deste aparelho são:
– Tratamento com menor tempo de duração;
– Acumulo menor de resíduos alimentares evitando o surgimento da placa bacteriana;
– Redução de feridas e irritação nas gengivas;
– Maior conforto para o paciente.
APARELHO ORTODÔNTICO ESTÉTICO – SAFIRA
Para quem precisa do tratamento ortodôntico e quer um sorriso discreto, o aparelho de Safira é a opção perfeita! A Safira é um material biocompatível e vem sendo usada em muitos tratamentos. Sua translucidez e alta resistência transformaram-na em uma solução altamente estética para realização de quase todos os tipos de tratamentos.
Os bráquetes de Safira são da mesma cor dos dentes, fazendo com que o aparelho seja praticamente imperceptível.